Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

XII Immigrantenkönigsfest – Festa de Rei do Imigrante - 09





Em 2003 a Convenção da Unesco elaborou um documento universal sobre o mais vulnerável bem cultural, que trata-se do patrimônio imaterial ou intangível, que existem nos quanto canto do mundo. Segundo os cientistas e pesquisadores da Antropologia Cultural, o mesmo sofre com as transformações ao longo dos séculos e anos.

Nesta perspectiva as comunidades tradicionais, como é o caso particular, da Associação Recreativa Cultural Rio da Luz conhecida por Salão Barg (antigamente era Salão Mathias e Voigt), tem como missão salvaguardar a cultura dos antepassados, os colonizadores pomeranos e alemães, que trouxeram a manifestação do Schützenverein àquela região Sul do Município de Jaraguá do Sul.
No evento Festa de Rei do imigrante ( Immigrantenkönigsfest) organizado e celebrando os 102 de fundação da entidade associativista, entre os dias 19 e 20 de agosto eram as majestades, o casal Pio e Rita Cássia da Silva Zapellini.
O evento foi concorrido, pois as competições de tiro foram abertas para participação da comunidade visando as conquistas das medalhas da melhor pontuação classificatória.
O evento foi musicalizado no sábado pela Banda XV Show da cidade de Blumenau, que participou da ritualística folclórica de busca das majestades, bem como animou a tarde dançante, cujo repertório destaque eram às músicas folclóricas germânicas e do patrimônio folclórico brasileiro.
Além disso, o público também teve oportunidade de conhecer o acervo repositório de memórias composto por uma coleção de raridades simbólicas do patrimônio material do schützenverein, que nos remete ao passado.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: