Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz - 03





A Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz (antiga sociedade Frohsing), de Jaraguá do Sul (SC), promoveu neste final de semana, sábado, 29 de julho, a tradicional festa de rei e rainha do tiro, um patrimônio representativo e simbólico do schützenverein, da comunidade teuto-brasileira (alemã e pomerana), no Vale do Rio da Luz.
A celebração iniciou às 18h com a concentração dos sócios e convidados na sede social. Em seguida aconteceu a celebração da ritualística folclórica de busca das majestades: Marcio Koch e Eliane Hornburg Koch, respectivo rei e rainha; Marcio e Rosiane Spredmann, respectivo 1º cavalheiro e 1ª princesa; Marciano e Marina Jahn, respectivos, 2º cavalheiro e 2ª princesa.
Claudino Raasch era o comandante da marcha, animada pela Banda GBD, de Garibaldi.
Através da organização e realização deste evento, a comunidade teuto-brasileira do Sohnstiefe, através da diretoria da Sociedade Atiradores, segue o documento da Convenção de 2003, da Unesco, a qual preconiza o Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
Portanto, desde 25 de julho de 1931, a Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz tem com foco a salvaguarda do Patrimônio Imaterial, herança dos seus ancestrais e antepassados, que trouxeram esta manifestação folclórica a partir da segunda metade do século XIX, ao Sul do Brasil.
No Vale do Rio da Luz, há mais de um século a tradição da festa de tiro rei e rainha está presente cujo patrimônio é transmitido de geração em geração.
A diretoria dessa sociedade de tiro registra-se os cumprimentos pela organização do evento e a participação dos associados e demais sociedades de Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder e Guaramirim.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: