Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Sociedade Amizade – Schützenverein – 10



A Sociedade Desportiva e Recreativa Amizade foi fundada em 10 de janeiro de 1954 por 16 associados, a maioria teuto-brasileiros e moradores no entorno da entidade associativista. Atualmente, a mesma continua com a missão de salvaguardar o patrimônio do Schützenverein, manifestação de afirmação da identidade cultural do Município de Jaraguá do Sul.
No sábado 23 de setembro de 2017 aconteceu a festa do Senhor Nori Laffin, rei; cuja corte era completada pelos Carlos Linder (1º cavalheiro) e Edmar Porath (2º cavalheiro).
A caravana em busca do rei chegou às 14 horas e 30 minutos, através fretamento de micro-ônibus. Em seguida aconteceu a ritualística de busca das majestades.
O evento da celebração do schützenverein aconteceu em Guaramirim (SC), na sede da Recreativa Mannes, cuja sede é à margem da Rodovia Waldemar Grubba (Br 280), sendo abrilhantado pela Banda Versalles do bairro João Pessoa de Jaraguá do Sul.
O Senhor Dieter Grützmacher foi o orador da tarde, que enalteceu o patrimônio cultural fundado pela comunidade de Três Rios do Norte, nos idos dos anos 50.


A Sociedade Amizade tem ainda o seu firme propósito de manter a tradição do tiro ao alvo, através das festas anuais realizadas nas quatro estações do ano.
O evento desta edição mudou a tipologia da competição para proclamação do rei do tiro (könig). Foi inserida a competição da peca, para facilitar a participação de todos, principalmente, os idosos, que possui limitação na visão para alvejar o alvo do tiro com precisão.
Já se passaram mais de 60 anos da fundação, as festas de tiro rei e rainha mantêm as raízes da tradição germânica, proclamada no Estatuto Social da entidade associativista, de promoção do lazer social e cultural lícitas.


Portanto, fica o desafio às novas gerações da diretoria da Sociedade Amizade de salvaguardar o patrimônio constituído pelos antepassados, pois representou e ainda representa a unidade e a boa convivência harmônica, em comunidade, pois as raízes do schützenverein simbolizam a cultura teuto-brasileira e tradicional.
Assim, os fundamentos de valorizar e preservar essa cultural imaterial, é o foco de gestão da atual diretoria.
Embora vulnerável as prática das culturas tradicionais em detrimento das transformações dos tempos, a atual sociedade contemporânea está em ritmo acelerado de progresso face a chegada da era da internet e da rede sociais. Essa mudança de paradigma no desenvolvimento das sociedades tem provocado rupturas e mudanças nos hábitos e costumes dos povos e alterando radicalmente, os padrões da boa convivência em comunidade.
Todavia, essa entidade associativista leva a sério a missão de preservar a identidade cultural do bairro Amizade, que inclusive leva o nome da sociedade de tiro, pois é referência na difusão do patrimônio do schützeverein, em Jaraguá do Sul.


Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: