Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Sociedade Aliança: Patrimônio Cultural festa de tiro rei - 09



O que aconteceu? Festa de tiro rei das majestades Fabiano Xavier (rei), Elio Töwe (1º cavalheiro) e Waldemar Köppe (2º cavalheiro). O evento foi musicalizado pela tocata Melodia Show de Blumenau (SC).
Quando? Sábado, 7 de outubro, à partir das 14h, na sede social da Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança, em Rio Cerro II, na Rodovia Wolfgang Weege.
Como foi o evento? Era uma tarde de chuvosa, quando aconteceu a tradicional ritualística folclórica de busca de majestades, cuja marcha foi comanda por Ivanir Schwanz, que ocorreu no interior da sede social, seguida da sessão de homenagem.
Em seguida começou as competições de tiro ao alvo, tarde dançante, café típico com as iguarias da especialidade da cozinha alemã e pomerana, e proclamação das novas majestades.
A Sociedade Aliança segue a sua missão de salvaguardar o patrimônio cultural e folclórico, em conformidade com o seu estatuto social, do ano de 1949.


O patrimônio do schützenverein continua sendo a força e o elemento que caracteriza a identidade cultural da comunidade teuto-rio cerrense, organizada e planejada, para continuar a vencer os desafios de unir, fazer acontecer e manter o patrimônio material e imaterial, segundo as preocupações da Unesco.
Em 68 anos de existência da entidade associativista, a sociedade jaraguaense evolui da economia rural, para industrial e tecnológica. Porém, essa comunidade revela em suas ações pelo associativismo, por exemplo, que sociedade de tiro ao alvo é a melhor razão para salvaguardar a herança cultural dos antepassados, naquela comunidade teuto-brasileira.
Portanto, a Sociedade Aliança está à caminho do seu centenário, através de inúmeras ações articuladas de acordo com os princípios e valores, que regem os costumes da sua gente.

Dessa forma, a cultura é o viés para seguir a trajetória da evolução, sem perder as referências da identidade cultural, que muito orgulha Jaraguá do Sul e Santa Catarina.


Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: