Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sociedade Aliança - 33ª Kolonistenfest em Rio Cerro II – 04





A Sociedade Aliança de Rio Cerro, Município de Jaraguá do Sul (SC) organizou e promoveu a 33ª Kolonistenfest, em Rio Cerro II, um tributo ao trabalhador rural.

A celebração mais significativa do evento foi o desfile alegórico, no domingo de manhã pelo leito da Rodovia Wolfgang Weege, através de centenas de participantes e associativistas das sociedades e clubes de tiro dos Vales do Itapocu e Itajaí - e outras agremiações, como por exemplo, o Clube dos Carroceiros de 13 de Maio, do Município de Massaranduba (SC), dentre outros convidados.
A diretoria da Sociedade Aliança empenhou-se e contou com a participação de um corpo de voluntariado, para fazer a mais significativa festa de celebração das referencias e de memória do homem do campo. No caso particular do Rio Cerro I e Rio Cerro II, foram homenageadas as famílias remanescentes da colonização germânica, que engloba os pomeranos e alemães.
Considerando o planejamento a base de organização do evento da Sociedade Aliança, o mesmo foi focado no fundamento de celebração visando agregar à comunidade, para reverenciar a cultura do trabalho rural, que foi a base do inicio da colônia do assentamento dos pomeranos e alemães. Esse conceito para sua formação, contou com pessoas comprometidas, através dos valores perenes e comunitários, como o Senhor Beno Volkmann, um dos idealizadores do evento. O mesmo reuniu agentes visando fortalecer a organização do evento da Kolonistenfest, para a Sociedade Aliança continuar a sua missão institucional de fomentar, o lazer social e cultural.
Segundo o site Conceito.de, Celebração é um termo com origem no latim celebratĭo. O conceito refere-se à acção de celebrar (festejar, comemorar, reverenciar, realizar uma reunião).
Por conta dessa perspectiva, a comunidade buscou na principal instituição, a família, as sugestões para fazer acontecer o evento permeado de memórias de ruralidade, através dos elementos da cultura germânica.
Hoje, a localidade, em plena metamorfose e com características peculiar de um bairro, é conhecida pelo respeito, que trata das referências e da memória dos seus antepassados, pois foram os inúmeros atores sociais, os agentes construtores dos pilares do desenvolvimento rural e local, bem como incentivaram a formação da identidade cultural da gente Rio cerrense.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: