Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Desfile dos 50 anos fundação Sociedade 25 de Julho – Jaraguá 99





Uma das mais significativas celebrações das comemorações dos 50 anos da Sociedade 25 de Julho, no bairro 99, em Jaraguá do Sul, foi marcada pelo desfile, na manhã de domingo 23 de julho, no logradouro da Bertha Weege.
Participaram da ritualística folclórica, os associados da própria entidade associativista e aniversariante, bem como as demais sociedades convidadas: Botafogo Futebol Clube, Associação Recreativa Cultural - Salão Barg, Sociedade Rio da Luz II – Salão Centenário, Sociedade Guarany, Sociedade Vitória, Sociedade Independência, Sociedade Alvorada e Sociedade Aliança.
Dois grupos de idosos, Maria Lescowicz Scheuer e Wolfgang Weege, também participaram do desfile, pois muitos dos idosos passaram suas vidas na sede social da Sociedade 25 de Julho como associados ou frequentadores dos eventos da cultura germânica.
A Sociedade 25 de Julho iniciou as atividades em 1955 como clube de futebol amador, no Jaraguá 84. Porém, o clube de futebol agregou as suas atividades sociais, os bailes como do tiro rei (königfest). Os bailes eram realizados no salão particular de Alwin Meier.
No final do desfile da celebração da ritualística folclórica, cada entidade associativista levou para sua sede social, uma simbologia retratando os 50 anos da entidade defensora do patrimônio do schützenverein.
Em julho de 1967, os associados oficializaram uma diretoria (Alex Krüger, primeiro presidente), que tratou de pleitear um terreno (propriedade de Alex Krüger) e a construção da sua sede social.
Dessa forma, compete a atual diretoria e as sucessoras, organizar-se visando celebrar o centenário à caminho, cuja comunidade em metamorfose, resiste para preservar suas tradições de ordem material e imaterial, em conformidade com as raízes teuto-brasileiras.
Nessa perspectiva, o futebol perdeu o seu foco e relevância e a entidade associativista assumiu como missão, a difusão do patrimônio do schützenverein, organizando, anualmente, até hoje, um calendário de festas de tiro rei e rainha.
Atualmente, a Sociedade 25 de Julho tem o desafio de manter a sua missão de salvaguardar o patrimônio das festas de rei, sem desviar os seus princípios e valores, visando também preservar o legado cultural dos antepassados.

Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: