Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

Sociedade Vitória Rio da Luz Alto – Patrimônio Cultural do Schützenverei...



Publicado em 30 de abr de 2017
A Sociedade Vitória do Rio da Luz Alto foi fundada em plena vigência do Estado Novo na era Vargas, em 1943.
À época estava em vigor um dos primeiros decreto-lei, que passou a vigorar no Brasil proclamado para fortalecer as políticas públicas da construção da identidade cultura da nação brasileira. Eis o DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL Art. 1º Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interêsse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. 
Desde dessa época a Sociedade Vitória, através das praticas do associativismo tem construído os vínculos culturais com a comunidade em conformidade com o pensamento dos antepassados – pomeranos e alemães - visando salvaguardar o Patrimônio Cultural do Schützenverein, da tradicional festa de tiro ao alvo rei e rainha.
Na edição da festa de outono de 29 de abril de 2017, sábado à partir das 18 hs aconteceu a festa de sagração das seguintes majestades:



Inácio Hornburg – rei;
Onda Rohweder Hornburg – rainha;
Irineu Hornburg – 1º cavalheiro;
Dorli Lemke Hornburg – 1ª princesa;
Sido Hornburg – 2º cavalheiro;
Angelina Peixer Hornburg – 2ª princesas





Observação: A corte do rei e os respectivos cavalheiros era composto por irmãos, sendo o Inácio e Irineu, gêmeos. Um raro acontecimento desses num evento do schützenverein, numa sociedade de tiro ao alvo.





O evento foi programado em várias etapas como, a concentração dos sócios, ritualística folclórica de busca de majestades – banda Estrela de Outro de Rio Cerro II, sedo o bandeireiro, o Senhor Vendelin Ittner -, sessão de homenagem, jantar festivo, competições de tiro ao alvo, baile social e sagração das novas majestades, todas ligada à família Hornburg.
Através deste evento, o Rio da Luz Alto continua evidenciando o seu Patrimônio Cultural Brasileiro, pois é uma área que foi espaço da colonização do povo germânico (pomerano e alemão) e um filete da colonização sueca.
Atualmente essa região conta com chancela do Poder Público Federal, para salvaguardar o Patrimônio Cultural Material, Imaterial e Natural. 
Assim, o desafio atualmente, é sensibilizar a comunidade pelo valor que representa essa Paisagem Cultural, pois está sendo desenvolvida pelo diálogo construtivo essa política pública.. A comunidade é parceira, no momento que revela o conhecimento da história do local e dos antepassados. Foram os colonizadores outrora, que tornaram o Vale do Rio da Luz, em destaque mundial, pois ali se assentou um povo que perdeu na Europa, o seu território, bandeira e identidade.
Para dar luz e alento a esse povo do entroncamento eslavo, mas tendo os referenciais da cultura germânica, o Brasil foi o palco de acolhimento da colonização, no transcorrer da segunda metade do século XIX, nos três estados, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Portanto, a Sociedade Vitória do Rio da Luz Alto, tem o compromisso de difundir parte do legado cultural da comunidade teuto-brasileira, através de uma diretoria, que busca conciliar modernidade com a memória da história dos antepassados, que construíram pelos valores do seu povo, o seu Patrimônio Cultural Material e Imaterial (tangível e intangível).
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: