Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

Sociedade Esportiva Aliança - Festa Esportiva do Jogo da Peca - 02



Publicado em 7 de mai de 2017
A Sociedade Esportiva Aliança de Rio Cerro II fundada em 1949, todos os anos na estação do outono austral organiza a festa das competições da peca, para socializar o Departamento Feminino.
A competição acontece através de um equipamento tecnológico. Neste equipamento, há um recurso, cuja participante acione um mecanismo, que através de uma mola impulsiona a peca em direção aos assentamentos com pontuações diversas, sendo as maiores, 900 e 500. Assim, a participante que conquista em três lances, a maior pontuação é proclamada a rainha do evento esportivo. Dessa forma, organiza-se a corte composta por rainha, 1ª princesa e 2ª princesa.
A corte de 2016, que originou a festa em 07 de maio de 2017, assim era composta:

Wally Kopch - Rainha;
Madalena Radünz – 1ª princesa;
Edla Kassner – 2ª princesa.

A Banda Elite da cidade de Timbó (SC) foi a responsável pela animação do evento que assim foi constituída a programação: concentração das sócias, ritualística folclórica de busca de majestades – percurso no pátio da entidade associativista – sessão de homenagem, competições da peca – escolha da nova rainha e princesas – café típico – iguarias, bolos e cucas que representam ao Patrimônio Imaterial da cozinha germânica, pomerana e alemã – proclamação das novas majestades e baile social à noite.
A diretoria da entidade associativista busca, incessantemente, salvaguardar as tradições dos antepassados, através das melhorias no patrimônio edificado e eventos atrativos que contam com a participação da comunidade.
De longa data, a comunidade do Rio Cerro II, tem por iniciativa proclamar a defesa do seu Patrimônio Cultural, quer no plano material e imaterial, segundo as reflexões da Unesco, no campo teórico, que é difundido em seu portal de internet:

“É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção imaterial da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.”

Dessa forma, a nova geração rio cerrense, tem a missão de superar os desafios dos novos tempos da globalização, para salvaguardar o Patrimônio Cultural in loco, o qual até o presente momento serviu para construir as redes de relações do bom convivio social e cultural, em comunidade organizada pelas linhas do associativismo.
Exposição de Verônica Konell.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: