Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

Schützenverein –Sociedade Recreativa Aliança - 02



Publicado em 17 de jun de 2017
O quê? A comunidade de Rio Cerro II, Município de Jaraguá do Sul (SC), colonizada pelos teuto-brasileiros (pomeranos e alemães), no sábado 17 de junho foi palco demais uma festa de rei, através da competição somatória da jogatina da peca.
A competição visa estimular a participação de todos os associados – adultos e idosos. Porém, a prática social do lazer tem regramentos bem definidos, o que atrai a participação dos associados com o ideário do schützenverein.
No evento da última semana do outono austral eram as majestades os seguintes cidadãos:
Gilson Völz (Voelz), rei;
Ango Köpp (Koepp), 1* cavalheiro;
Marson Grützmacher, 2* cavalheiro.
O que aconteceu? Por volta das 13 hs foi a concentração dos sócios e às 14 hs e 30 minutos, os associados participaram da ritualística folclórica de busca das majestades – trajeto do pátio - pela Banda Karisma do Rio Grande do Sul, sendo o comandante o Senhor Gerson Hornburg.
Em seguida ocorreu a sessão de homenagem, competições da peca, tarde dançante, café típico germânico – iguarias, pomerana e alemã – divulgação das novas majestades, encerramento da festa e a noite o baile social.
Apesar de todos os desafios por conta da conjuntara politica e econômica do momento que atravessamos, a comunidade remanescente, teuto-brasileira do Rio Cerro II e entorno, segue a sua tradição ancorada nos valores dos antepassados e fundamentada nas leis que sustentam e norteiam a cultura brasileira, na perspectiva da diversidade e conformidade, por exemplo, com a Declaração de Caracas de 1992, assim narrado: o Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural [http://coral.ufsm.br].
No casso particular da Sociedade Aliança, podemos agregar ao conceito, também a importância das expressões da ordem imaterial, representada pelo folclore e a culinária, que tem ricos elementos que definem a identidade cultural da comunidade.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: