Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

Associação Recreativa Cultural Salão Barg – 08



Publicado em 4 de jun de 2017
O quê? Evento do Patrimônio Cultural do Schützenverein na Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz - Salão Barg (antigo Salão Mathias e Voigt), em 03 de junho de 2017, em Jaraguá do Sul (SC), na estação do outono austral.
O que aconteceu? Festa do tiro pássaro – uma manifestação medieval remanescente no Novo Mundo, trazida a prática pela colonização germânica – conhecida na Língua Estrangeira Alemã por vogelschießen.
Foram sagradas majestades por ocasião do evento, no sábado às 18 hs:

Irio Fischer, rei;
Rosane Fischer, rainha;
Guinaldo Gielow, 1º cavalheiro;
Iracema Gielow, 1ª princesa;
Adalberto Rengel, 2º cavalheiro;
Marli Rengel, 2ª princesa.

O evento foi abrilhantado pela Adler’s Band do Vale do Rio da Luz, cujo repertório musical foi eclético. 
Todavia, a apresentação da banda tradicional o destaque foi a música folclórica germânica, tanto no momento da ritualística folclórica de busca de majestades e o baile social.
Durante o evento, também aconteceram as competições de tiro pássaro (vogelschießen), jantar festivo e a proclamação das novas majestades para o ano de 2018.
O Salão Barg, a mais de um século tem a missão de salvaguardar o Patrimônio Cultural do Schützenverein em conformidade com seu estatuto social, que é ancorado nas leis, segundo a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, pois ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento (Iphan).

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: