Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

3ª Quetschkommade, em 04 de junho 2017 - 09



Publicado em 5 de jun de 2017
O quê: A Sociedade dos Atiradores Ribeirão Grande da Luz – antiga Fröhsing- realizou a 3ª edição do instrumento Queschkommade (bandoneon), em sua sede social em Sohnstiefe.
O que aconteceu? Abertura do evento contou com a presença do pastor Elpideo Helwig – Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Barra do Rio Cerro - e com a participação de um grupo de cantores da mesma comunidade.
Em seguida iniciou as apresentações de palco através dos músicos amadores de Jaraguá do Sul, Joinville, Guaramirim, Rio dos Cedros, Massaranduba, Blumenau, Schroeder e outras cidades.
O evento Quetschkommade, cujo instrumento é conhecido na Lingua Estrangeira Alemã, também por shifferklavier, trata-se de movimento histórico e cultural para salvaguardar o patrimônio do instrumento dos foles, o bandoneon que chegou em Jaraguá pelos teuto-brasileiros (pomeranos e alemães), no Vale do Rio da Luz e Rio Cerro, ramificando-se em toda região do Vale do Itapocu o seu uso.
No passado era o único instrumento popular, que veio na bagagem do colonizador, sendo útil para entoar canções religiosas nos templos luteranos ou mesmo para abrilhantar as festas das igrejas luteranas (kirchfest), festas escolares (schulfest), salões de bailes e sociedades de tiro (schützenverein).
Até hoje, o instrumento é propagado, sendo que uma nova geração de instrumentistas difunde os acordes musicais, pois há um público seleto, que absorve e valoriza esse patrimônio cultural e folclórico, de geração em geração.
Atualmente existem seis eventos do gênero, que são organizados nas cidades de Pomerode, Joinville, Jaraguá do Sul e Massaranduba.
No Brasil, desde 2016, o jovem Eduardo Quant, luthier de Joinville, vem desenvolvendo pesquisas no segmento dos instrumentos dos foles o bandoneon, pois o mesmo construiu artesanalmente, o primeiro exemplar.
A divulgação, inicialmente, está acontecendo nos eventos de Joinville, Jaraguá do Sul e Massaranduba.
Portanto, a Sociedade dos Atiradores do Ribeirão Grande da Luz, cujos associados são descendentes de teuto-brasileiros, alemães e pomeranos, tem no evento do Quetsckommade, a defesa do instrumento musical dos foles, que tem a sua origem no seu criador Heinrich Band, músico alemão.
No palco os veteranos Angu Raduenz, Herbert Borchardt e Anderso Töwe. No pandeiro Evilásio Liesenberger.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: