Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de março de 2017

Sociedade Recreativa Aliança: tradição do schützenverein - 05



Publicado em 6 de mar de 2017
A cultura remanescente do patrimônio do schützenverein continua sendo a referencia mais significativa do lazer social e cultural do Rio Cerro II, Município de Jaraguá do Sul (SC).
No sábado, 04 de março aconteceu o evento da festa do tiro rei das majestades, Hilário Modro, rei; Rafael Schroeder, 1º cavalheiro e Marjon Grützmacher, 2º cavalheiro. 
A Banda Safira do Estado do Rio Grande do Sul abrilhantou o evento germânico, e paralelo aconteceram as disputas das novas majestades para a estação do verão de 2018.
Um café colonial a base das iguarias típicas da tradição germânica foi o cardápio da tarde. A mesma se desenvolveu desde a chegada dos colonizadores.
A organização do café colonial foi de plena dedicação, através de uma equipe que se empenhou para servir uma variedade de iguarias. Destaque foram os pães empastados ( linguiça, kockesse, Hering broth), cucas, bolos, pastelão, outros.
É importante refletir, que, o patrimônio cultural e histórico de Rio Cerro, não é isolado, mas ele se desenvolveu através de uma rede de conexões ao longo do século XX. Assim, o povo rio cerrense expressa nas suas manifestações culturais (material e imaterial), os hábitos e costumes, que afirmam a identidade histórica daquela comunidade remanescente de alemães e pomeranos.
Ao finalizar o evento, o comandante, Gerson Hornburg e os demais membros da diretoria expressaram o sentimento de pertencimento das famílias das majestades. Não faltou os agradecimentos pela organização do evento, que reuniu os associados, convidados e simpatizantes desta tradição, que neste terceiro milênio continua presente na comunidade, renovando-se, mas sem perder sua essência, os indicadores da cultura germânica.

Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: