Total de visualizações de página

domingo, 12 de março de 2017

50 anos do Patrimônio Cultural Sociedade 25 de Julho - 01




Publicado em 12 de mar de 2017
No sábado 11 de março, no bairro Jaraguá 99, Município de Jaraguá do Sul (SC) aconteceu a festa de rainha do tiro ao alvo da Senhora Lorena Krüger Krutzsch. O evento marcou o inicio das comemorações dos 50 anos de fundação da Sociedade Esportiva e Desportiva 25 de Julho, entidade defensora do Patrimônio Cultural do Schützenverein.
A corte da Senhora Krutzsch – ela filha de Alex Krüger doador do terreno para construção da sede social – foi completada por, Byanca Luiza Salomon, 1ª princesa, e Sueli Janice Baumann, 2ª princesa.
O evento vespertino iniciou às 14 horas com a concentração das sócias e convidadas, seguido da ritualística folclórica de busca de majestades pelo logradouro da Elisa Trapp Maier, pela Banda Garibaldi Schow .
Na sede social também aconteceu a sessão de homenagem às majestades, competições de tiro ao alvo, café colonial, tarde dançante e proclamações das novas majestades para o evento na estação do verão de 2018.
A Sociedade 25 de Julho completará em julho o seu jubileu de ouro dos 50 anos de fundação. A missão institucional é a difusão de salvaguardar o Patrimônio Cultural do Schützenverein.
Ao longo dessa história associativista os colonizadores pomeranos, alemães e suábio-húngaros organizaram esta entidade para o seu lazer social e cultural, para venerar o respeito à memória dos antepassados, que trouxeram do Europa ao Jaraguá 99, a sua visão de mundo, sociedade e trabalho.
Construir e manter o Patrimônio do Schützenverein ao longo dos 50 anos exigiu renúncia ao modismo, planejamento e organização pelo bem coletivo visando superar os desafios para driblar as crises políticas, econômicas e culturais, que interferem na organização associativista e de caráter comunitária.
Dona Lorena e o esposo Irineu Krutzsch, moradores do bairro Ilha Figueira atraíram ao evento centenas de convidados de diversas sociedades, como Aliança, Barg, Guarani, Ribeirão Grande da Luz, Botafogo, Brüderthal, Onze União, Independência, outras. 
Assim, o evento foi marcado pelo o propósito de reunir a comunidade e uma legião de simpatizantes desta cultura remanescente, pois o movimento cultural é significativo para construção da identidade e conhecimento dos bens de Jaraguá do Sul.
Dessa forma é oportuno organizar o registro desse Patrimônio Cultural Brasileiro permeado pela cultura germânica e pela sua importância etnográfica e folclórica.
No Brasil atual a ordem é crescer, unir e vencer os desafios, que neste terceiro milênio são marcados pelo fenômeno da globalização e os desmantelamentos das culturas localizadas.
Ein prösit, Schützenverein, 25 de Julho!

Ademir Pfiffer – Historiador


Nenhum comentário: