Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vogelstechen Sociedade Aliança Rio Cerro II - 06



Publicado em 5 de fev de 2017
Jaraguá do Sul (SC): Em Rio Cerro II , onde vive a comunidade remanescente de pomeranos e alemães. No sábado, 04 de fevereiro aconteceu a 102ª, festa das competições do Vogelstechen (pássaro ao alvo), da estação de verão, na Sociedade Aliança.
A festa começou com a concentração das sócias e convidadas. Em seguida a presidente do Departamento Feminino, Elenir Hornburg tocou o apito para a concentração e organização da fila, através da participação das associadas, seguida de orientações técnicas de costume.
A Banda Estrela de Ouro da própria comunidade abrilhantou a marcha solene das majestades, cuja corte era assim composta: Marli Köpp (rainha); Eliete Udpadel (1ª princesa e Ilse Köpp (2ª princesa).
A ritualística folclórica de busca das majestades aconteceu no entorno da entidade associativista. 
Após o desfile no interior da sede sócia a professora Vivian Struts Giese, tomou a palavra e fez a oratória da tarde, enaltecendo o evento de congraçamento das mulheres que partilham a vida comunitária ligada as tradições da cultura germânica (pomerana e alemã).
Com mais de 500 convidados, a rainha e sua corte ficou durante mais de uma hora para receber os cumprimentos de cada convidado.
Em seguida foi servido o tradicional café colonial, com inúmeras iguarias da especialidade da cozinha germânica, organizada e preparada pela a equipe da Senhora Gatti Ehlert, do vale do Rio da Luz.
Paralelo, a tarde dançante e do café colonial, as associadas participavam das competições de tiro do pássaro ao alvo (volgelstechen), cujo ânimo estava estampado no rosto de cada cidadã. 
Em relação ao evento vale ressaltar que, a comunidade de Rio Cerro II, tem vital importância no cenário cultural do Município de Jaraguá do Sul pela sua gente e pela defesa do seu patrimônio do vogelstechen.
Desde o inicio do século XX, antes de se constituir a Sociedade Aliança, a comunidade do Rio Cerro II, já organizava sua cultura local, através do associativismo. Dessa forma, são mais de um século de tradição que se propaga a identidade cultural dos pomeranos e alemães, naquela comunidade.
Assim, também, desde 1949, a Sociedade Aliança vem fortalecendo a continuidade da salvaguarda do seu patrimônio cultural material e imaterial dos antepassados, bem como as manifestações folclóricas.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: