Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Radio Jaraguá faz 60 anos de tradição radiofônica

O ano de 1947 foi marcado pela fase experimental da ZYP-9, emissora de rádio, instalada na Rua Coronel Emílio Carlos Jourdan, conhecida como rua dos hotéis. A retransmissão ocorria no Morro da família Bunhuns(fundos antiga empresa Kohlback).O Sr Werner Stange e o Sr Homero Camargo de Oliveira foram mentores do projeto da rádio difusão, no Vale do Itapocu.
Ao longo destes 60 anos, inúmeros locutores enriqueceram a cultura da radifusão, que constitui a atual Rádio Jaraguá, sendo alguns deles personagens significativos no imaginário coletivo e social da cidade, os senhores Dadi (Rancho do Dadi) e Augusto Silvio Prodehl (Deutsch Musik).
A imagem revela a presença do sr Artur Müller, Deputado Estadual, o qual representou o Governador do Estado de Santa Catarina, Estélio Boabaid, que se encontrava em viagem para tratamento de saúde, nos Estados Unidos da América.
O evento festivo reuniu a sociedade jaraguaense em 31 de julho de 1948, na sede do antigo Baependi, na época o maior clube da cidade, marcando a Era de Artur Müller, importante líder político da velha UDN. Todavia, Waldemar Grubba(PSD) era o Prefeito atuante, o qual fez o discurso simbolizando o fato histórico, no dia 04 de setembro de 1948, quando Jaraguá do Sul entrou para a história da rádio difusão, ao colocar diariamente, uma progamação local, com jornalismo, programa de auditório, anúncios, entre outros.
A imagem acima revela a importância do rádio nos anos dourado (50), anos de Chumb0 (60), do Milagre Econômico (70), da década perdida (80), da abertura econômica (90) e da fase de consolidação da redemocratização do país, neste início do terceiro milênio. As imagens digitais foram extraídas do antigo semanário Jornal Correio do Povo (1997), mostram que seu editor chefe, Eugênio Victor Schmöckel, registou a memória do veículo de comunicação, bem como também trabalhou como radialista temporariamente.

Nenhum comentário: