Total de visualizações de página

domingo, 14 de setembro de 2008

Luteranos tem Igreja no Morro dos Wagner em Jacu Açu

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na localidade de Jacu Açu, no Moro da família Wagner - pioneira com as demais Klitzke, Krause, Stein, Baumann, Zager, dentre outras - realizou sua festa anual durante o inverno, época próxima à estação da primavera.
A esse local foi uma legião de participantes de festas de igrejas - independente de credo religioso - para apreciar a tradicional gastronomia dos letos e dos alemães, que chegaram a essa comunidade a mais de um século, e que perpetua as raízes da imigração (letos) e colonização.
E foi na propriedade do Sr Paulo Wagner, que nos 50, foi edificado um novo templo luterano, o qual tem história mais de 50 anos, ligadas à matrimônio, batismo e cultos in memóriam.
O entorno da Igreja da Paz tem palmeiras, galpões com instalações para festas e centro de memória cemiterial. A edificação é uma obra modesta, cuja arquitetura denota valores culturais e os valores religiosos do movimento luterano, no Vale do Jacu Açu, na divisa dos municípios de Guaramirim (SC) e Massaranduba (SC).
O presbitério é ambiente simples, que reúne os elementos e indicadores da prática do luteranismo, com o apego a simplicidade e devoção ao Cristo, filho de Deus. Portanto, o centro do presbitério.
O Sol refletia sobre o topo da Mata Atlântica e espalhava a sua luminosidade, para a direção do Vale, que é uma paisagem rural tomada pela cultura do arroz irrigado.
A placa, fundo branco, em letreiro de cor escura, marca a sinalização do local da edificação da Igreja Luterana, desta localidade rural.

Nenhum comentário: