Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jaraguá do Sul organiza festival com elementos folclóricos

O Festival Nacional de Danças de Jaraguá do Sul traz a novidade do folclore, elemento significativo para construção da identidade nacional.
Os atuais festivais de danças quase todos em sua maioria carecem do valor referencial do folclore, o que os torna ao longo dos tempos, em algo futil e sem propósito cultural.
A introdução das artes folclóricas no campo do movimento e da dança, abre novos horizontes e possibilidade do evento crescer e o qual passa ser útil para a sociedade.
A iniciativa veio no momento que atravessamos uma crise acentuada na cultura de Jaraguá do Sul, quando a Sociedade Cultural Artistica (SCAR) resolveu afundar o "barco", realizando um evento para competir com a Schützenfest. Assunto que merece ser discutido à parte visto, que, a SCAR , sempre fez cultura com chapéu alheio. Portanto, muito fácil falar e fazer cultura, considerando a cultura burguesa, o mais importante valor e e único. Muito triste isto!O desafio de levar o folclore, aos palcos de Jaraguá do Sul, mesmo num ambiente estranho à cuiltura popular, na casa conhecida pelo apelido de "elefante branco" tem razão de ser aplaudido e difundido.

Nenhum comentário: