Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Escola Municpal "Aluisio de Carvalho" - Feira Cultural

A sistematização do conhecimento relacionado à história, cultura e memória, é um desafio constante em algumas das escolas da Rede Pública (Municipal) , no Estado de Santa Catarina.
Em Corupá, na manhã de 14 de julho presenciei naEscola Municipal "Aluísio Carvalho de Oliveira", sito à rua 25 de Julho, n° 144 - no Bairro Seminário, um feira de iniciação científica, os indicadores, já elencados anteriormente foram destaques. Inclusive, a produção literária, que os estudantes de 8ª série mostraram em textos e cartazes ilustrados, abrangiam o universo da temporalidade.
Foram coletados muitos objetos, os quais encontravam-se distribuidos em uma sala de aula, local transformado em um museu de pequeno porte, que remeteu o visitante, ao passado das famílias de imigrantes e colonizadores. O acervo composto por objetos, indumentárias e uma rica coleção de fotos antigas, retratavam como foi a cultura material da antiga Hansa Humbold, hoje, Município de Corupá.
Os trabalhos dos jovens estudantes, que constituíram a mostra de trabalhos da 8ª série, da Escola Municipal "Aluisio de Carvalho", dera a exata dimensão e a eficázia do corpo docente, que busca no Plano Político Pedagógico (PPP), o compromisso de contar a história laboriosa do povo corupaense, por caminhos diferentes, associados à realidade histórica.
Manhã de inverno, a Unidade da Escola Municipal Aluisio de Carvalho estava em pleno funcionamento de suas atividades. Foi um dia dedicado a mostrar, que a escola estava apta a revelar à comunidade, os resultados pedagógicos planejados, para o ano de 2008.
Imagens fotográficas do passado mostra as raízes culturais do povo corupaense, o qual tinha no matrimônio a continuidade da história da família.
Alunos apostos para explanar aos visitantes, a proposta da feira escolar, a partir dos eixos temáticos pesquisados e estudados.

Organização, produção e sistematização de conhecimentos foram revelados, pelos interlocutores escalados, para apresentarem os trabalhos, num ambiente, que remetia o visitante ao passado, mas com conexão, para o presente e o futuro de Corupá.

Nenhum comentário: