Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Artur Müller e as normalistas do ano de 1951

No Livro do Clube Atlético "Baependi - 100 anos de muitas histórias", há diversas páginas reservadas ao Sr Artur Müller - o mestre das artes políticas ardilosas - para contar a trajetória de vida do político mais lembrado na história de Jaraguá do Sul.
Artur Müller, e a expressão política mais destaque, por ter sido o político, que construiu a marca "Jaraguá do Sul", tornando a cidade conhecida, como a mais viva expressão do germanismo, no nordeste do Estado catarinense e no Vale do Itapocu. Embora, Artur Müller tenha nascido em Blumenau, outra cidade que construiu sua marca angorada na raízes da imigração alemã.
Depois da Era Müller, não se conheceu polítco, que tivesse força política para manter viva a marca "Jaraguá do Sul". Até Roland Roland Harold Dornbusch tentou manter esse legado cultural, da marca "Jaraguá do Sul", mas o fenômeno da industrialização, dos anos de Chumbo, frearam a imagem cristalizada, da colônia alemã jaragauense, que se tornsformou numa cidade industrial, onde os valores do lucro e da esperteza, tornaram-na tão fria e muito pobre, quando o assunto é folclore e Patrimônio Histórico.
A foto - professoras normalistas do antigo Colégio Divina Providência - abaixo, mostra um habilidoso político chamado Artur Müller, embora sem formação em Curso Superior de Marketing, construi a mais rica marca de uma cidade chamada Jaraguá e depois Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário: